Como primeira resenha do blog, escolhi um livro que tem tudo a ver com o mês de outubro, que é o mês rosa, com o intuito de alertar e incentivar com campanhas a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Mas isso todo mundo já sabe, e por isso, alguns dias atrás visitei pela primeira vez a biblioteca do SESC aqui da minha cidade e retirei este livro, que me chamou a atenção por dois quesitos.

1. A capa rosa. Não conhecia esse livro e nem a autora, o que me deixou curiosa, ainda mais com essa capa chamativa e cheia de detalhes que me deixaram apaixonada.

2. O tamanho. Bom, já tinha dois livros na lista pra terminar, e como o prazo de devolução dos livros na biblioteca é de até dez dias porém com a opção de renovação, preferi escolher um livro menor que não atrapalhasse no andamento das outras duas leituras e como esse livro tem apenas 111 páginas, foi uma boa opção.


O livro é escrito em 1ª pessoa, pela personagem principal chamada Gaia. A história se passa em Porto Alegre/RS e de início, conhecemos primeiro a personagem que conta pra gente como é a sua vida e a cidade onde vive. Gaia é uma menina "exemplar" tanto como no comportamento quanto aluna, que tira notas altas e se destaca em todos os trabalhos. A família da Gaia é bem "natureba" como ela mesma fala, seu pai é um professor formado mas que não atua e sua mãe trabalha lendo búzios e tarô. Todos tem hábitos considerados "anormais", vistos por outras famílias, por exemplo: só consomem alimentos naturais, como vegetais, verduras, frutas e sementes, nada de agrotóxicos; não assistem televisão; o gosto musical deles é bem exigente; a principal atividade em família deles é fazer massagem nos pés; entre outras coisas.




Gaia tem apenas dois amigos, o Marcelo e o Prefácio que nem se quer se conhecem. Os dois amigos, são para quem ela conta uma aflição, uma dúvida que surge após ouvir uma conversa de seus pais ao chegar em casa, algo sobre adoção, mas Gaia não quis entrar no assunto e muito menos falou sobre isso com seus pais. A partir daí, ocorrem inúmeros fatos na história que deixam ela cada vez mais confusa. Não vou contar em detalhes porque já estaria dando spoiler, mas o final do livro, nos faz refletir sobre o real significado do amor, da família e dos nossos relacionamentos e por fim ele não acaba nos dando a resposta, o que me deixa em dúvida também e tirando as minhas próprias conclusões que, a partir de tudo que ocorre, acredito que seja verdade que Gaia seja filha adotiva.


(Marcador lindo que ganhei da Flávia do Blog Sobre Vícios)
Agora falando sobre o livro. Por ser uma história curta, com poucas páginas, é uma leitura bem gostosa, rápida e que flui, porém deveria ser mais desenvolvida com mais acontecimentos e detalhes, outras vezes também achei ele bem infantil pela escrita.
Esse livro é da 2ª edição lançada em 2011 pela Publifolha.


Editora Publifolha | Páginas 111 | Nota 3/5



5 Comentários

  1. Que livro mais lindo, já fiquei bastante curiosa para ler. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei ele lindo, tanto por fora como por dentro. Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  2. Para tudoooooooooooooooooooooooooooo!
    Eu vi meu marcador aí? Ameeeeeeei!!!

    ResponderExcluir
  3. Parei de ler a resenha quando vi meu marcador.. kkkkkk,
    mas, continuando..
    As fotos estão lindas e a resenha perfeita Daiane! Não conhecia o livro, mas me interessei.
    Parabéns!
    Seu blog está lindo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, duas fotos ainda hahah Muito obrigada pelos elogios :3
      Abraços!!

      Excluir